16 de mai de 2013

Jornada Marxistas Leitores de Espinosa USP 2013


Anualmente o Grupo de estudos Espinosanos da USP promove jornadas dedicadas a um filósofo ou a um tema. Neste ano, o encontro será dedicado às novas leituras marxistas feitas sobre a obra de Espinosa. Na sentença “Espinosa: Tratado Teológico-Político, por Karl Marx, Berlim 1841”, estampada na capa dos cadernos de anotação do jovem Marx, vê-se a primeira pista para se pensar a leitura política que este filósofo realizou da obra espinosana. Os leitores de Espinosa que são, ao mesmo tempo, leitores de Marx, mesmo desconhecendo o conteúdo de tais cadernos, experimentam a sensação de encontrar paralelos importantes entre os dois pensadores, seja na Ética, ou nos tratados Político e Teológico-Político, dentre outros textos.
Até mesmo filósofos que não se colocam dentro da tradição estrita de pensadores marxistas se dedicaram a pôr em questão a relação entre certas passagens dos livros de Marx e demonstrações de Espinosa. Isso, inegavelmente, reflete a existência de um campo muito amplo para se pensar a tensão entre estas duas obras filosóficas.
O objetivo da Jornada Marxistas leitores de Espinosa consiste em reunir para o debate as diversas tentativas de interpretação das relações entre Espinosa e Marx, bem como abrir o campo para outras abordagens relativas ao campo das duas correntes. Por isso, gostaríamos de convidar todos os colegas a participarem das jornadas, apresentando propostas de comunicações.
O evento se realizará entre os dias 27, 28 e 29 de maio de 2013, no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia. Letras e Ciências Humanas da USP.

Folder com a programação
Cartaz da Jornada
Inscrições